quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Biografia do matemático Euclides


INTRODUÇÃO

A história da Matemática, não tem sido de grande ênfase nos estudos dessa disciplina, sobretudo nos currículos do ensino fundamental e médio. No entanto é certo dizer que a história é de suma importância e deve sim está presente no contexto do ensino e aprendizagem dos educandos, onde os mesmos possam está se informando a respeito do contexto histórico do conteúdo em estudo. Com isso, percebe-se a necessidade de que haja uma conexão entre o conteúdo e a sua história, ou seja, o aluno precisa saber como surgiu determinado conteúdo quais as pessoas responsáveis pelo mesmo, suas aplicações no cotidiano entre outros. Nesse sentido, faz-se necessária a abordagem da biografia do matemático Euclides, uma vez que as contribuições do mesmo foram de grande importância no cenário da matemática para o mundo, sendo assim uma excelente fonte de informações a serem refletidas nas instituições de ensino.

Euclides
Entre os mais célebres autores da história da matemática, encontra-se o matemático Euclides, o qual por não se ter muito registros da época, não se sabem ao certo quem foram seus pais, nem tampouco informações sobre sua infância, o que se tem informações é que o mesmo morava na cidade de Alexandria, no Egito e foi nesta grande cidade cultural que ele escreveu seu famoso livro sobre geometria.
A Grécia nesta época passava pelo período Helenista e Alexandria, no Egito, tornou-se a metrópole da civilização helenística. Foi um importante centro das artes e das letras, lá existiram as mais importantes instituições culturais da civilização helenística: o Museu, espécie de universidade de sábios, dotado de jardim botânico, zoológico e observatório astronômico; e a biblioteca, com 200.000 volumes, salas de copistas e oficinas para preparo do papiro.
Euclides foi educado em Atenas e frequentou a Academia de Platão, em seguida, aderindo o convite de Ptolomeu I, Rei egípcio que governou entre os anos 305 e 285 a. C., começa a fazer parte do corpo docente da recém fundada Academia, o Museu de Alexandria, localizado no Egito. Nesta Academia, Euclides atuou por muitos anos de sua vida, e isso fez com que o mesmo alcançasse elevado prestígio devido a sua extraordinária forma com que ensinava Geometria e Álgebra, e isso o levou a atração de um grande contingente de pessoas para as suas lições públicas.
Embora sejam de grande relevância as investigações e produções de Euclides, muitas das suas obras foram perdidas, restando a mais importante delas, que é a obra (Os Elementos, 300 a.C.) esta, resistiu passando assim a ser utilizada até os dias de hoje. Tal obra é composta por um conjunto de 13 livros ou capítulos, em que este autor faz uma exposição rigorosa e ordenada dos assuntos básicos da matemática elementar, incluindo aritmética, geometria e álgebra.
Nos currículos de matemática dos dias atuais pode-se notar a presença da Geometria Euclidiana, nome dado em homenagem ao seu criador que foi Euclides, isso significa que a teoria estudada por este autor foi de fundamental importância para seus sucessores e ainda hoje se utilizada nas escolas de ensino básico, bem como em cursos de instituições de ensino superior. Esta parte do currículo se refere a uma das obras deste autor, que é “Os Elementos”, tal obra concebida por este autor é considerada a mais antiga da história da matemática e uma das mais importantes no cenário dessa área do conhecimento.
Em épocas remotas ao período em que viveu Euclides, a geometria mesmo que de forma não tão enfática como no período em questão, já era desenvolvida, onde os agricultores usavam para medir terrenos, também os construtores utilizavam para as suas edificações. Uma das provas de que os Egípcios conheciam e sabiam usar muito bem a geometria, são as edificações das grandes pirâmides às margens do Rio Nilo.
Embora algumas pessoas já utilizassem a geometria, foi com este matemático grego Euclides que o campo do conhecimento geométrico pôde se desenvolver de forma significativa, levando a cidade egípcia de Alexandria, a qual habitava a se tornar o centro mundial da geometria por volta de 300 a.C. com a sistematização dos conhecimentos que outros povos já tinham conhecimento embora de forma desordenada através dos tempos, os quais Euclides deu ordem a lógica, estudando com bastante rigor e precisão as propriedades das figuras geométricas, as áreas e os seus respectivos volumes.
Devido a grande capacidade e habilidade de exposição que tinha, Euclides escreveu inúmeros livros e tratados, abordando temáticas diversas como óptica, astronomia, mecânica e até música, tornando assim um admirável por muitas pessoas ao longo da história até os dias atuais. O seu trabalho é de tamanha amplitude que, embora tenham sido perdidas muitas de suas obras, ainda sobreviveram algumas para felicidade dos séculos vindouros.
Vale apena ressaltar também que Euclides, cerca de 300 a.C., conseguiu fundar uma escola de matemática, ação pela qual suas obras tomaram forma mais consistente. Tanto pela importância das suas obras quanto pelo modo como foram apresentadas, estas constituíram a base de todo o pensamento matemático, pelo que, Euclides é considerado o criador da geometria Euclidiana.

Obras de Euclides:

Os Dados – uma espécie de manual de tabelas, de uso interno na Academia e que é um complemento dos seis primeiros volumes d’Os Elementos, que serve como guia para a resolução de problemas, com relação entre medidas lineares e angulares num círculo dado.
A Divisãocontém, muito provavelmente, 36 proposições referentes à divisão geométrica de figuras planas.
Os Fenômenos - julga-se que Euclides recorreria à Geometria esférica para aplicação à astronomia, nos fenômenos celestes, sobreviveu assim esta compilação, parcialmente, e hoje é, depois d’A Esfera de Autólico, o mais antigo conjunto de tratados científicos gregos existentes.
Óptica - estudo de perspectiva, sobre a visão, onde desenvolve uma teoria contrária à de Aristóteles, segundo a qual o olho envia os raios que vão até ao objeto que vemos, e não o inverso.
Data – compreende aplicações da álgebra à geometria, sendo sempre apresentadas numa linguagem estritamente geométrica.
Os Elementos Os Elementos de Euclides formam um dos mais bonitos e influentes trabalhos da ciência na história da Humanidade. A sua beleza assenta no desenvolvimento lógico da geometria e de outros ramos da Matemática. É, a seguir à Bíblia, um dos livros mais reproduzidos e estudados na história do Mundo Ocidental. Torna-se, assim, uma obra modelo para todas as ciências físicas, destacando-se pelas demonstrações rigorosas e pela forma em que estão expostas as bases da geometria.

Conclusão

Entender o contexto histórico em que se encontra os elementos de estudo de uma disciplina é de fundamental importância tanto para o discente quanto para o decente. Visto que ao conhecer a história de um determinado objeto de estudo, o aprendizado a respeito do mesmo tende a ocorrer de forma mais significativa. Enquanto professor ou futuro professor as informações obtidas acerca da execução desse trabalho de “Biografia”, são de suma importância, pois possibilitará ao mesmo conhecer a história daquilo que se trabalha em sala de aula e ao mesmo tempo esta atividade desperta neste profissional a necessidade de ser um professor pesquisador, para que possa trabalhar a matemático focando também o contexto histórico do conteúdo, e assim contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem do educando.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.filosofia.com.br/historia_show. php?id=34 (acesso em 02/11/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário